Ciclo de palestras com Denis Bruza Molino

 

 

O Ateliê Galeria Priscila Mainieri e Denis Bruza Molino, convidam para a palestra Surrealismo e sonho que acontecerá na próxima  quinta feira, dia 8 de dezembro às 19:30H na rua Isabel de Castela, 274 V.Madalena

A palestra é a última do semestre e fecha o ciclo de estudos dedicado ao fantástico na pintura:
29 de setembro: Bosh: o dedoche em seus trípticos
27 de outubro: Goya
17 de novembro: Baudelaire, Mallarmé
GauguinRedon: textos e imagens simbolistas
8 de dezembro: Surrealismo e sonho

Os conteúdos são independentes e podem ser assistidos separadamente. As palestras anteriores foram gravadas e estarão a disposição dos interessados em breve.
 

Surrealismo e sonho.


A palavra “surreal” faz parte do uso popular estando associada frequentemente ao estranho, inabitual ou alucinado; também nomeia um grupo de artistas reunidos em Paris sob a liderança de André Breton, no decênio de 1920. 

Propondo a subversão da realidade burguesa, tida por monótona, imbecilizante e fragmentária, os surrealistas têm um projeto utópico: um novo homem numa sociedade nova, a Europa recém saída da Primeira Guerra.

Os temas recorrentes em suas obras são o desejo, a figura feminina, a espontaneidade, o absurdo, o sonho; e o exemplo para o que consideram uma imagem surrealista típica vem da poesia de Lautréamont: “o encontro casual de uma máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de operação.

Conquanto Breton no Manifesto surrealista (1924) mencione vários antecessores, é Freud, com sua teoria da associação livre de ideias, que serve de base para as pesquisas que desenvolvem acerca de técnicas aptas a liberar o potencial criativo do subconsciente. Assim surgem a escrita automática, a frottage  e os jogos de criação coletiva, os quais serão estudados na palestra do dia 8 de dezembro, tendo por referência a obra de Ernst, De Chirico, Magritte, Miró

 

Denis Bruza Molino é mestre em filosofia pela USP, com estudos em instituições estrangeiras; professor e curador assistente do MASP (2007 - 2014); historiador da arte e estudioso das letras helenísticas.

 

Dia 8 de dezembro de 2016, às 19:30h.

Rua Isabel de Castela, 274 V.Madalena  SP 
tel: 3031-8727

Valor sugerido por palestra: R$ 60,0



40 mm stainless rolex replica steel case, thickness 11.1 mm. After replica watches the double bezel is polished replica rolex and polished, it becomes even more sleek rolex uk and smooth.