Ciclo de palestras com Denis Bruza Molino

 

Baudelaire, Mallarmé, Gauguin, Redon: textos e imagens simbolistas 

DENIS BRUZA MOLINO

 

 

Assim como uma antiga fórmula médica preconiza que “não há doença, mas doentes”, assim também se pode pensar que não há simbolismo, senão simbolistas, graças à multiplicidade de autores e temas que figuram sob essa genérica nomenclatura.

 

Rémy de Gourmont, em 1896, se interroga: “O que quer dizer Simbolismo? Se ficarmos no sentido estrito e etimológico, quase nada; se formos além, ele pode querer dizer: individualismo em literatura, liberdade em arte, abandono das fórmulas ensinadas, tendência para o que é novo, estranho e até mesmo bizarro; isso pode também significar: idealismo, desdém da anedota social, anti-naturalismo, tendência a extrair da vida apenas o detalhe característico, a dar atenção somente ao ato pelo qual um homem se distingue de outro, a não querer alcançar senão os resultados, o essencial”.

 

Segundo consta, o movimento simbolista, também chamado “decadentista”, se impõe primeiro nas letras francesas da segunda metade do século XIX, sendo a um tempo herdeiro do romantismo e oposto ao naturalismo. Das letras, o movimento logo se propaga para as artes pictóricas e gráficas finisseculares, tendo a mesma atração pelo indefinido, pelo ambíguo, pelo visionário.

 

Assim, na palestra do dia 17/11, estudaremos questões importantíssimas  que operam tanto nas letras quanto nas artes simbolistas finisseculares:

O musical e o sugestivo (em Baudelaire, Mallarmé, Verlaine e Redon) em oposição ao pictórico e ao descritivo, os quais operam com o naturalismo-impressionista. Recorde-se que Redon qualifica os impressionistas de “verdadeiras parasitas do objeto”.
O sintetismo de Gauguin e Émile Bernard.
O decorativismo orientalista de Gustave Moreau.
 

Denis Bruza Molino é mestre em filosofia pela USP, com estudos em instituições estrangeiras; professor e curador assistente do MASP (2007 - 2014); historiador da arte e estudioso das letras helenísticas.

 


 


 

Dia 17 de novembro de 2016, às 19:30h.
Rua Isabel de Castela, 274 V.Madalena  SP 
tel: 3031-8727

www.ateliepriscilamainieri.com.br

Valor sugerido por palestra: R$ 60,00  

 

 

 



40 mm stainless rolex replica steel case, thickness 11.1 mm. After replica watches the double bezel is polished replica rolex and polished, it becomes even more sleek rolex uk and smooth.